GERAL

Hospital da Criança de Brasília comemora 13 anos com inauguração de Biobanco e Unidade de Sequenciamento de Nova Geração

Da redação (pressreleases.com.br).Foto- Divulgação.  -   21 de novembro de 2024

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebra, nesta sexta-feira (22/11/2024), 13 anos de dedicação às crianças e adolescentes com condições crônicas e complexas de saúde. A cerimônia de comemoração será marcada pela inauguração de dois equipamentos importantes para o serviço de diagnóstico de doenças raras: um Biobanco e uma Unidade de Sequenciamento de Nova Geração, que fazem parte do Laboratório de Pesquisa Translacional do HCB. Os equipamentos reforçam o compromisso do HCB com a pesquisa como forma de qualificar a assistência em saúde e contribuem para diagnósticos precisos.

Inaugurado em novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília é público e integra a rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), o HCB oferece atendimento em mais de 25 especialidades pediátricas, além de se dedicar ao ensino e à pesquisa. Os novos equipamentos se integram para três atividades: além de importantes para os diagnósticos, contribuem com as pesquisas desenvolvidas pelo HCB, cujos resultados influenciam o plano terapêutico dos pacientes. 

O Biobanco é um reservatório de longa duração no qual materiais biológicos armazenados podem ser utilizados em várias investigações clínicas, visando a medicina de precisão. Já a Unidade de Sequenciamento é capaz de avaliar, simultaneamente, vários genes ou até genoma completo em pouco tempo e com alta precisão, identificando mais rapidamente o tipo de doença para a definição do tratamento mais assertivo. Ambos os equipamentos foram recém-adquiridos pelo Hospital com o objetivo de atender, de forma especializada, as crianças usuárias da Rede de Saúde Pública do Distrito Federal e entorno na elucidação diagnóstica de condições raras e complexas de saúde. 

O Biobanco foi adquirido por meio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), com recursos provenientes da campanha McDia Feliz de 2018. Essa edição da campanha, promovida pelo Instituto Ronald McDonald, arrecadou os R$477.560,04 empregados na aquisição do equipamento, composto por dois freezers de -30ºC, três de -80ºC e um botijão de nitrogênio líquido. 

O equipamento permite a formação de uma coleção de amostras biológicas raras, remanescentes de exames dos pacientes atendidos, para fins de pesquisa. Com a autorização dos responsáveis pelas crianças, amostras de sangue e outros fluidos, fragmentos de tumores e amostras de RNA e DNA, entre outros, contribuem para o avanço de pesquisas em doenças raras e podem ter impacto no tratamento do próprio paciente em casos como uma recidiva oncológica. A nova Unidade de Sequenciamento de Nova Geração é uma tecnologia mais moderna, que permite analisar vários alvos genéticos simultaneamente. O equipamento utilizado pelo Hospital anteriormente permitia análises em pequena e média escala, em regiões gênicas específicas e demandava outras metodologias para cobrir o fluxo diagnóstico. 

A nova unidade possibilita a avaliação de mais possibilidades em termo de alterações genéticas dos pacientes – com ela, a equipe do HCB consegue dar respostas mais rápidas nos exames e considerar mais possibilidades relacionadas à condição clínica da criança. 

O equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar, de R$ 1.700.000,00, destinada pela Bancada Federal do DF com mandato em 2022: os então deputados federais Flávia Arruda (PL), Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PL), Julio César Ribeiro (Republicanos), Israel Batista (PSB), Luis Miranda (Republicanos), Paula Belmonte (Cidadania) e Celina Leão (PP), e os senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PDT) e Reguffe (sem partido). 

Tanto o Biobanco quanto a Unidade de Sequenciamento de Nova Geração passam a integrar o Laboratório de Pesquisa Translacional do HCB, setor responsável pela condução do diagnóstico individualizado das crianças com suspeita de câncer e doenças da imunidade. Formado por quatro áreas de atuação – citologia, citometria de fluxo, citogenética e biologia molecular –, o setor conta com biólogos, biomédicos, farmacêuticos, médicos e técnicos de laboratório e é um dos exemplos da dedicação do Hospital às atividades de pesquisa como forma de qualificar a assistência oferecida às crianças.

Localização - Aniversário do HCB e inauguração do Biobanco e da Unidade de Sequenciamento de Nova Geração Data: 22/11/2024 (sexta-feira) Horário: 9h Local: Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) (AENW 3, Lote A - Setor Noroeste) – Auditório Dr. Oscar Mendes Moren.

Compartilhe