ENTREVISTA & DEBATE

Quem aprendeu sobre educação financeira na infância?

Por Ana Pregardier  -   23 de abril de 2024

Por Ana Pregardier

Você aprendeu algo sobre educação financeira quando era criança?

É… pense bem… Se aprendeu, como isso fez diferença na sua vida hoje? E se não teve a oportunidade de aprender sobre isso, quantos problemas e dificuldades que passou ao longo da vida que poderiam ter sido evitados se tivesse aprendido quando criança?

As mães e pais sempre querem fazer o melhor pelos seus filhos e filhas, mas muitos de nós nascemos em uma época em que dinheiro e finanças não era assunto de criança. Quando os adultos iam falar sobre isso diziam: “agora vocês vão brincar no quarto porque nós vamos falar de assunto de adulto”

Nós íamos, e os adultos faziam isso na tentativa de nos resguardar…

Mas… hoje, pensando melhor sobre o assunto, vemos que se tivéssemos participado dessas conversas, se tivéssemos aprendido sobre como funciona o dinheiro e as finanças, nossa vida de hoje poderia ser bem diferente.

É claro que as crianças (ainda mais as mais novas até os cinco anos) não têm ainda a compreensão sobre o que é caro ou barato, se R$10,00 é muito ou pouco dinheiro. Mas as crianças conseguem perceber e entender como suas atitudes influenciam nas coisas e nos resultados que elas querem alcançar. Até um bebê já começa a associar a forma de como deve rir ou chorar para obter algum tipo de resultado. Mesmo que essa atitude não seja consciente e estruturada racionalmente, isso não quer dizer que a criança não tenha aprendido a forma exata de agir para obter resultado.

É por isso que Finanças é coisa de criança SIM! Para os maiores podemos falar do dinheiro, de poupar e de outros assuntos mais elaborados, mas para as crianças, antes dos cinco anos, também podemos (e devemos!!!) ensinar educação financeira. Podemos ensinar sobre consumo consciente quando elas almoçam e jantam; podemos ensinar sobre planejamento financeiro a partir de um sonho ou de um “clube das coisas boas”; podemos ensinar sobre economia no banho ou sobre orçamento quando compramos o presente de aniversário do coleguinha; ou quando fazemos uma pizza em casa.

Todas estas situações podem ser a base para ensinarmos educação financeira para as crianças, mas precisamos entender como fazer isso para não torna-las mesquinhas ou perdulárias. Você pode fazer a diferença na vida da sua filha e do seu filho!

Procure por livros, vídeos, materiais, cursos que auxiliem no ensinamento de Educação Financeira para suas crianças. Ensinar de forma divertida, leve e prática sobre escolhas, hábitos e comportamentos podem ser decisivos para o futuro, propiciando uma vida financeira saudável e tranquila.

Dicas de acesso a conteúdos gratuitos de educação financeira para crianças:

@financas_e_coisa_de_crianca, www.facebook.com/Financasecoisadecrianca, @anapregardier,

www.facebook.com/ana.pregardier, www.youtube.com/intusforma

Ana Pregardier, educadora financeira e escritora

www.anapregardier.com.br

anapaulapregardier@gmail.com

Compartilhe