VÍDEOS

Hélio Laranjeira participa de Webinar CIEE – Biossegurança e volta às aulas

Da Redação com informações do CIEE.  -   24 de abril de 2024

Webinar CIEE “Biossegurança e volta às aulas” aborda como será o ensino no pós-pandemia

A pandemia de Covid-19 obrigou muitas áreas a buscar novas soluções para sobreviver ao distanciamento social. Esse movimento também foi observado na educação que, em questão de dias, teve que se adaptar ao ensino a distância. Mas, como esse movimento se dará no pós-pandemia? Essa e outras questões foram abordadas no “Webinar CIEE – Biossegurança e volta às aulas”, que está disponível no canal oficial do CIEE no Youtube.

O evento contou com a participação de Hélio Laranjeira (foto), presidente do Grupo Residência Educação, Paulo Tomazinho, da Meta Aprendizagem e Moonshot Educação, e Elaine Bancala, gerente Educacional e de Aprendizagem do CIEE. A mediação foi de Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE.

Ensino remoto emergencial x intencional

Para Paulo Tomazinho, há uma grande diferença entre a educação a distância que foi adotada no início da pandemia com a que está sendo adotada agora e também a que virá após o distanciamento social. “Ninguém tinha planejado fazer aulas desse tipo. De um dia para o outro, a maioria das escolas foi obrigada a adaptar seus conteúdos para a educação a distância. Agora, passou a ser intencional, planejado, com lives. Mesmo voltando, a estratégia de ensino remoto terá que fazer parte de uma revisão de conceitos para que essa metodologia perdure”, explicou.

Já Hélio Laranjeira completou que a educação a distância já existia e era uma ferramenta importante, o que preparou algumas instituições para essa mudança. “O mundo todo foi pego de surpresa. Em um primeiro momento, era fácil de entender que era momentâneo. A educação a distância mostrou que funciona e que sua entrega é simples”, comentou. 

Ensino híbrido

Elaine Bancala pontuou que, até termos uma vacina ou um tratamento eficaz para a Covid-19, a volta dos estudantes à sala de aula se dará de maneira gradual. “Mesmo que tenhamos essa liberação, a maioria dos pais está com receio. Nosso ‘novo normal’ vai precisar de ensino presencial e ensino remoto. Por isso, precisaremos contar com as tecnologias que estão à disposição para o ensino a distância”, contou.

“O ensino híbrido vai ao encontro da questão de biossegurança. Para o pós-pandemia, é a melhor solução. Você consegue fazer um planejamento para que as crianças voltem às aulas presenciais aos poucos”, afirmou Hélio Laranjeira.

CIEE Saber Virtual Corporativo

Em 2020, o CIEE lançou um novo serviço de educação a distância, o CIEE Saber Virtual Corporativo. Focado em apresentar a possibilidade da qualificação virtual, disruptiva e adaptada à realidade das empresas, instituições de ensino e o próprio estudante, o novo serviço vem para completar o portfólio EaD do CIEE, que já conta contava com o CIEE Saber Virtual e o CIEE Saber Virtual Pro – esses, oferecidos gratuitamente aos jovens cadastrados no CIEE.

Entre os parceiros do CIEE neste novo serviço está a Residência Educação, refere?ncia em ensino EaD no Brasil há 17 anos e que conta com mais de 50 cursos de qualificação técnica.

Compartilhe