BRASIL

Marcos Pontes destaca investimentos em CT&I

Da Redação com informações do MCTI.  -   20 de abril de 2024

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou quarta-feira (12), em São Paulo, do evento Expo Retomada 2020, que reuniu gestores e empresários para debater como proporcionar segurança e resultados em eventos de negócio no pós-pandemia.

Segundo Marcos Pontes, além do combate à pandemia, a ciência e a tecnologia são importantes para a retomada da economia do país, e o MCTI conta com diferentes instituições vinculadas para investir em tecnologias inovadoras e em desenvolvimento.

“Nós trabalhamos no ministério com uma escala de maturidade de tecnologia, criada pela NASA, que vai de 1 até 9, desde o conceito até o produto final. Dependendo do nível dessa maturidade, nós temos uma série de ferramentas para fomentar esses produtos, serviços e startups. Nós temos o CNPq, que investe na pesquisa básica, a Finep e a Embrapii, para as faixas médias e superiores. O ministério está à disposição para aqueles que querem empreender”, disse.

O ministro também destacou o alto retorno dos investimentos feitos em ciência e tecnologia. “Vai haver a recuperação da pandemia e aí é o momento onde a ciência, tecnologia e inovação cumprem um papel essencial. Todos os países desenvolvidos hoje em dia investiram de forma regular e com prioridades em CT&I. Nós temos dificuldades financeiras, mas recursos para essa área não são gastos, são um investimento com retorno garantido. Dependendo da área, a gente está falando de um retorno 7 ou 11 vezes maior”, apontou.

Pontes também falou sobre outras iniciativas da pasta no combate à pandemia da Covid-19, como a RedeVírus MCTI, que vem reunindo especialistas desde fevereiro para traçar estratégias de enfrentamento à pandemia e outros temas relevantes como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Compartilhe