GDF decreta situação de emergência devido ao coronavírus

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), decretou situação de emergência para evitar o risco de pandemia do novo coronavírus. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (28/02)  (VEJA AQUI).

Centro de Operações de Emergência

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) para enfrentamento do coronavírus (Covid-19) foi oficialmente criado, nesta sexta-feira (28), com a publicação da Portaria n° 127 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O COE é formado por 19 gestores e suplentes da Secretaria de Saúde, que alinharão as ações de combate ao Covid-19.

 

ACESSO – O atendimento deve ser procurado, inicialmente, nas unidades básicas de saúde (UBSs) mais próximas das residentes. Caso necessitem de internação hospitalar, os pacientes serão direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), considerado referência para os atendimentos à população local.

No caso de crianças ou adolescentes até 13 anos e grávidas, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) será a referência. Já os pacientes com sintomas mais graves e das chamadas imunossuprimidas – em tratamento de HIV/Aids, de câncer do sangue ou que fizeram quimioterapia recente, o local para onde serão levados é o Hospital de Base.