BRASIL

A nova Secretaria do DF e o Atendimento à Comunidade em 2019

Revista Brasília | Por Carla Castro e Marcelo Guedes Jr |  -   19 de dezembro de 2019

Criada na gestão do Governo Ibaneis Rocha, a Secretaria de Atendimento à Comunidade (SEAC) fecha o ano de 2019 com grandes conquistas para o cidadão brasiliense. O secretário, Severino Cajazeiras, afira que “foram mais de 2 mil atendimentos que chegam diretamente ao Governador Ibaneis, que está sempre atento aos anseios da população, mas que não possui tempo hábil para atender a todos.”

A atuação da SEAC é uma espécie de mediadora entre o cidadão e as demais pastas do GDF. O cidadão liga para a secretaria reclamando que perto de sua casa a quadra poliesportiva está abandonada. O servidor cadastra todas as informações de localização, estado de conservação, o que precisa ser feito e repassa, imediatamente, para os órgãos competentes, como Novacap, CEB, CAESB etc. a depender da situação, uma força-tarefa é montada para solucionar o caso.

Foi o que aconteceu na QNN 9, em Ceilândia Norte, a partir de uma reclamação, a Administração Regional de Ceilândia começou a revitalização da área de lazer da quadra. O local que antes abrigava lixos, entulhos e era um foco potencial para dengue, recebeu os devidos cuidados. Muitos dos materiais retirados foram destinados à reciclagem e outros estão sendo empregados na própria área, como os pneus que estão sendo aproveitados para cercar a área. 

Outro exemplo, é a ampliação do acesso ao lazer nos parques do Distrito Federal. Antigamente, muitas dessas áreas estavam completamente abandonadas, mas a gestão anterior não dava tinha um canal direto com o cidadão. Após a criação da SEAC, as reclamações sobre a má conservação dos parques foram catalogadas e isso provocou uma resposta imediata dos órgãos competentes.

Hoje, o brasiliense pode desfrutar dos 52 parques ecológicos e urbanos espalhados pelo Distrito Federal e administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Isso só foi possível devido a um duplo diálogo intermediado pela Secretaria de Atenção à Comunidade, primeiramente com o cidadão e depois com os órgãos responsáveis.

Essa gestão colaborativa do secretário Severino Cajazeiras fez a diferença na resolução das demandas da sociedade. A contribuição da SEAC para as melhorias dos espaços públicos tende a aumentar cada vez mais. Isso corrobora a decisão acertada do governador em criar esta pasta.

Compartilhe