REAL INVEST

Ministério da Economia e Enap abrem consulta pública sobre planejamento estratégico para o Executivo Federal

  -   28/01/2019

Desde quarta-feira (23), interessados do setor público, privado e cidadãos podem participar da Consulta Pública nº1/19 sobre contratação de empresa especializada em planejamento e gestão estratégica. O Ministério da Economia em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promovem essa iniciativa para oferecer suporte técnico aos órgãos e entidades da Administração Pública na formulação e implementação de seus respectivos planos estratégicos.

O planejamento estratégico é um instrumento de gestão que utiliza processos metodológicos para definir metas, ações e mobilização de recursos para tomada de decisões eficientes. “A iniciativa busca promover a institucionalização do planejamento estratégico como instrumento de modernização da gestão para atender as demandas dos cidadãos de forma mais eficiente”, explica o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Rocha Heckert.

A Consulta sobre a minuta do Termo de Referência para a contratação desse serviço, que será centralizado no Ministério da Economia por meio de registro de preço está aberta até o dia 1º de fevereiro. As instituições públicas federais foram divididas em quatro grupos: Economia, Governo, Infraestrutura e Social.

O intuito desse agrupamento é garantir a aplicação padronizada de diretrizes e o acúmulo de experiência, por parte da contratada, em conceitos, normativos e dinâmicas de determinada área de atuação do estado. “Os planos estratégicos dos ministérios precisam estar alinhados entre si, em processo permanente e dinâmico de monitoramento e aperfeiçoamento da estratégia”, comenta Aline Soares, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública. 

Além disso, será realizada audiência presencial aberta à participação dos interessados no dia 29 de janeiro, às 9h30, na Esplanada dos Ministérios, Bloco "K, Auditório Térreo.  Na ocasião, serão prestados esclarecimentos e recebidas sugestões do público, que também podem ser encaminhadas, até o dia 1º de fevereiro, para o endereço eletrônico comprasecontratos@enap.gov.br.

Fonte: Ministério da Economia
 
Imprimir

Compartilhe