GERAL

Presidente do Uruguai passará por exames devido a tumor pulmonar

DA REDAÇÃO (REVISTA BRASÍLIA), COM AGÊNCIA BRASIL.  -   21/08/2019

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou que está com um nódulo em seu pulmão direito, identificado durante exame de rotina. Ele disse que há chances "muito firmes" de que o tumor seja maligno.

"Tanto os procedimentos e diagnósticos como os possíveis tratamentos, vou realizar no meu país, porque temos um corpo médico de excelência e tecnologia avançada, instituições de acordo com o que é necessário", disse o presidente, que também é médico oncologista. "Sinto-me perfeitamente bem e não tive quaisquer sintomas visíveis", informou Vásquez, em entrevista coletiva no final da tarde de ontem (20), em seu gabinete.

O médico do presidente, o cardiologista Mario Zelarayán, afirmou que nos próximos dias Vásquez será submetido a exames que vão definir o tratamento. Os resultados devem ficar prontos em 15 dias. A suspeita é de que o presidente esteja câncer. "O nódulo tem todas as características tomográficas de ser um câncer maligno, mas temos que estudá-lo", disse o médico.

Há menos de um mês, Vásquez perdeu a mulher, María Auxiliadora Delgado, que morreu de infarto. Eles estavam casados há mais de 50 anos. Na década de 1960, ele perdeu a mãe, o pai e a irmã, todos vítimas de câncer. Nos anos 1970, Vázquez ingressou no Serviço de Radioterapia da Faculdade de Medicina em seu país e, partir de então, dedicou a sua vida à oncologia.

Apesar de já ter sido fumante, ele não fumava há mais de 50 anos. E, após ter deixado o hábito, se tornou um crítico atroz do tabaco. No primeiro mandato como presidente, em 2008, aprovou a lei que proíbe o fumo em locais fechados e impõe restrições severas à publicidade de cigarros.


 

 
Imprimir

Compartilhe