OMS estabelece grupo consultivo técnico e lista de especialistas em saúde digital

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está estabelecendo um grupo técnico multidisciplinar em nível global para prestar assessoria em questões relacionadas à saúde digital. 

O recém-criado Departamento de Saúde Digital da OMS trabalhará para aproveitar o potencial das tecnologias digitais de saúde e orientar os desenvolvimentos com o intuito de contribuir para que todas as pessoas obtenham o mais alto nível de saúde por meio da meta do “triplo bilhão” e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades). A resolução WHA/71 A71 da Assembleia Mundial da Saúde sobre saúde digital sustenta esse trabalho.

Para apoiar essa iniciativa, a OMS está criando uma lista de especialistas em vários campos relacionados à saúde digital, como abordagens estratégicas, áreas de intervenção e estruturas de governança para regulamentação, bem como adoção de soluções e de produtos de saúde digital. Alguns desses profissionais serão selecionados para fazer parte de um grupo consultivo técnico e outros poderão ser convocados para participar de subgrupos específicos.

Os membros do grupo consultivo técnico terão compreensão e experiência de trabalho em saúde digital; programas e políticas de saúde digital nacional ou de grande escala; inteligência artificial e saúde; realidade virtual e aumentada em saúde; inovação biomédica; cirurgia robótica; tecnologias vestíveis e saúde e bem-estar; rastreabilidade e saúde; ética, governança e segurança no ecossistema de saúde com foco em saúde digital; economia da saúde com foco em saúde digital; e legislação de saúde com foco em tecnologias digitais. 

A OMS publicará a lista de membros do grupo consultivo assim que receber as respostas e avaliar os conflitos de interesse.