BELEZA

Fitagem: saiba como aplicar essa técnica no cabelo

natura  -   4 de maio de 2024

A maioria das pessoas cacheadas e crespas já sabe: a definição e o volume dos fios podem ser grandes aliados quando o assunto é autoestima. Mesmo com a correria do dia a dia, conquistar o look desejado é SUPER possível com o método da fitagem.

Esse recurso de finalização se tornou um grande companheiro de quem quer adicionar mais textura ao seu cabelo, bem como definir as curvas, de forma prática.

Aliás, essa é uma ótima dica para o tal do "day after", já que pode evitar a necessidade de muitos cuidados no dia seguinte à lavagem. Então, vem com a gente descobrir detalhes dessa alternativa e, como bônus, aprender um passo a passo para colocá-la em ação. Vamos lá!

O que é fitagem?

Nos últimos anos, a fitagem se tornou uma das técnicas preferidas entre as pessoas crespas e cacheadas. Aqui, estamos falando de um método de finalização muito utilizado para definir os fios que apresentam algum tipo de curvatura em sua extensão. E sim, esse método também funciona para os fios ondulados, basta adaptar com produtinhos para o seu tipo de curvatura.

Essa finalização é uma das preferidas por quem deseja definir melhor os seus cachos ou esteja passando pela transição capilar.

A técnica consiste em dividir o cabelo em mechas e, a partir disso, aplicar um bom creme de pentear ou leave-in diretamente no comprimento dos fios. Dessa forma, os cachos ficarão muito mais definidos, além de durarem por mais tempo.

A seguir, te contamos quais são os diferentes tipos de fitagem e as suas principais características, além de um passo a passo imperdível para você começar hoje mesmo.

Fitagem clássica

Realizada apenas com a ajuda dos dedos. Aqui, você deverá aplicar um creme para pentear e, caso prefira, poderá usar um pente com os dentes bem espaçados, ou até mesmo uma escova polvo, aquela mais curvada que acompanha a curvatura do couro cabeludo, para quem gosta de cachos soltinhos e definidos.

Como fazer a fitagem tradicional? 

1. Lave o cabelo com um shampoo ideal para o seu tipo de fio. Dica: o Óleo Pré-lavagem vai nutrir e proteger o seu cabelo durante a lavagem. Em seguida, enxágue bem. Aplique a Máscara Nutritiva ou, se preferir, o próprio Condicionador. Enxágue mais uma vez para remover todo o produto;
2. Com os fios ainda úmidos, divida o cabelo em quatro mechas: duas na parte da frente e duas na de trás;
3. Com tudo pronto, comece a fitagem pela parte de trás. Pegue uma mecha fina e aplique um pouco de creme em todo o comprimento. Se precisar, desembarace os fios com os dedos ou um pente;
4. O próximo passo é passar os dedos pelos fios, até que eles se transformem em “fitas cacheadas”. Depois, amasse o cabelo com as mãos, sempre “de baixo para cima”;
5. Repita o processo em todo o cabelo;
6. Deixe os fios secarem naturalmente. Para finalizar, aplique o Spray Umidificador que ativa e define os cachos sem ressecar os fios.

Fitagem estruturada

Consiste em um tipo de fitagem mais demorado, especialmente por exigir o uso de mais produtos. Nela, você terá que dividir os fios em mechinhas menores, sempre utilizando os dedos.

Além do creme para pentear, você pode usar como complemento um óleo de origem vegetal, como é o caso das fórmulas feitas de coco. O óleo oferece brilho e maciez principalmente para os fios mais ressecados e com frizz.

Como fazer a fitagem estruturada?

1. Comece repetindo os dois primeiros passos da fitagem tradicional;
2. Inicie o processo pela parte de trás. Separe uma mechinha e, depois, aplique o óleo natural, preferencialmente de coco, por toda a extensão do fio;
3. Massageie bem;
4. Aplique o Creme de Pentear nos fios. Se sentir que eles estão embaraçados, use os dedos para desfazer os nós;
5. Com as mãos, amasse os fios, de baixo para cima, e repita esse processo em todas as mechas;
6. Aguarde até que o cabelo seque naturalmente. Aplique o Gel Ativador de Cachos nas pontas para promover ainda mais definição.

Sempre após realizar a fitagem, o cabelo pode ficar com um aspecto mais pesado. Para dar aquele ar de livre, leve e solto, o indicado é utilizar óleo também nas pontas e ir soltando aos poucos.
 
Fitagem plopping

Método associado à técnica tradicional de fitagem. Porém, a diferença é que você vai precisar de uma camiseta, ou toalha, preferencialmente de algodão, para secar o cabelo.

Desse modo, intensificamos o volume e, em paralelo, minimizamos o efeito do frizz.

Para que serve a fitagem?

Bem, de modo resumido, podemos dizer que essa técnica tem o objetivo de promover melhor definição, intensificar o movimento e, inclusive, reduzir o frizz.

Por exemplo, a fitagem estruturada ajuda a garantir um day after impecável. Ela também te oferece aquela ajudinha extra na hora da manutenção do cabelo, para você economizar tempo e dinheiro!

A duração desse momento de autocuidado pode variar de acordo com o comprimento dos seus cabelos. Mas, o resultado é tão incrível, que você dificilmente vai querer experimentar outro truque para valorizar os fios.

Nossas dicas não param por aí: a fitagem no cabelo exige outros cuidados para garantir um efeito maravilhoso.

Um deles é aplicar pouca quantidade de creme nos fios — ainda mais nas áreas próximas ao couro cabeludo. Isso porque, ao realizar essa prática com frequência, seu cabelo pode ficar mais oleoso.

Então, fique de olho! O ideal é prezar pela máxima do “menos é mais”, passando os produtos apenas na extensão do cabelo. Priorize sempre mais água e menos creme, faz muita diferença! Combinado?

Como fazer a fitagem no cabelo durar mais?

Em média, uma fitagem em cabelo cacheado ou crespo pode durar até cinco dias, variando conforme a oleosidade do seu couro cabeludo. Os cuidados com os fios também determinam o tempo de duração da fitagem!

Contudo, outra dica para prolongar esse efeito é aplicar cremes que tenham texturas firmes e consistentes, uma vez que eles ajudam a segurar a estrutura do cacho por mais tempo. Uma boa ideia é apostar nos leave-ins feitos com óleos e manteigas e nos finalizadores.

Viu só? Com essas orientações, temos certeza de que você já sabe como fazer a fitagem. Daqui pra frente, coloque nossas dicas em prática e lembre-se de investir em produtos de qualidade para o seu cabelo, eles fazem toda diferença!

Visite a nossa página de Lumina e encontre cremes, máscaras, shampoos, condicionadores e tudo o que você precisa para fazer a fitagem dos sonhos.

Compartilhe