BELEZA

O guia definitivo de como diminuir olheiras

O Boticário  -   5 de maio de 2024

Seja por cansaço, falta de sono, estresse ou genética, as olheiras estão presentes na vida de muitas pessoas. Elas podem se formar em qualquer fase da vida e em qualquer tom de pele. Se você quer aprender como esconder olheiras, separamos algumas dicas especiais. Contudo, é sempre bom reforçar que para um tratamento mais efetivo a consulta com um dermatologista é essencial. 

Afinal, o que são as olheiras? 
As olheiras são marcas profundas que aparecem na região dos olhos, normalmente com alguma pigmentação. Elas são formadas por conta de uma alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e podem ser divididas em 4 tipos: 

  • Olheira pigmentar: com aspecto mais amarronzado, esse tipo é causado pelo excesso de depósito de melanina na pele. 
  • Olheira estrutural: ela surge por conta da anatomia de um osso do rosto e tem aquele aspecto de olhos “fundos”. 
  • Olheira vascular: conhecida como “olheira de cansaço”, esse tipo é causado pelo aumento da vascularização dos vasos sanguíneos na região dos olhos. Normalmente, ela tem um aspecto colorido em tons de azul, roxo ou vermelho. 
  • Olheira mista: quando acontece a soma de um ou mais tipo (pigmentar, estrutural e vascular).  
  • olheiras

O que pode agravar o problema? 
Apesar da maioria das olheiras terem fundo genético, existem algumas situações que podem agravá-las, como: 

  • Cansaço, insônia e choro: quando uma dessas circunstâncias acontece, o nosso corpo libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos, deixando a área dos olhos colorida. 
  • Exposição solar: o sol também dilata os vasos sanguíneos, o que agrava as olheiras.  
  • Outros fatores externos: tabagismo, TPM, estresse e excesso de bebida alcoólica também mexe com a circulação sanguínea. 
  • Envelhecimento: à medida que envelhecemos, nossa produção natural de colágeno diminui naturalmente, deixando a nossa pele mais flácida e formando aquelas olheiras mais inchadas.

Como reduzir olheiras com skincare 
Você sabia que a rotina de skincare pode ajudar a tratar olheiras? Ainda não? Então, fique aqui com a gente que vamos dar algumas dicas do que implementar no seu dia a dia. Vale ressaltar que para um tratamento completo, a consulta com um dermatologista é essencial. 

Passo 1 – Produtos que removam todas as impurezas da pele 
Aposte em produtos que limpam profundamente a pele sem ressecar, como o Gel de Limpeza Facial Nutritivo Vitamina B5 Botik que além de remover todas as impurezas também mantém o pH e a hidratação natural da pele. 

Passo 2 – Inclua o sérum facial na rotina 
A gente ama usar o sérum para deixar a pele mais jovem e radiante. Mas você sabia que esse produto também pode ser um aliado na hora de esconder olheiras escuras?    

O Sérum de Alta Potência Ácido Hialurônico Botik, por exemplo, recupera a firmeza da pele e preenche rugas e linhas de expressão. Já o Sérum de Alta Potência Vitamina C 10% Botik é o produto certo para uma aparência mais descansada, viçosa e bonita. 

Passo 3 – Hidratação também é fundamental 
Depois de limpar e passar o sérum, chegou a hora de hidratar! Afinal, esse passo é muito importante para controlar a oleosidade da pele e manter o rosto liso e uniforme. Uma sugestão nossa é o Creme Facial Firmador Ácido Hialurônico Botik, que além de hidratar também deixa a pele descansada e com aquela aparência de noite bem dormida. 

Passo 4 – Invista em cuidados específicos para olhos 
Além dos outros passos de skincare, não podemos nos esquecer dos cuidados específicos com os olhos. Para minimizar as olheiras profundas e escuras, temos duas dicas de produtos: o Creme Redutor de Bolsas e Olheiras Make B. Skin e o Creme Concentrado para Área dos Olhos Ácido Hialurônico e Cafeína.   Enquanto o primeiro creme facial ajuda a reduzir a aparência de bolsas e olheiras em apenas 7 dias, o segundo suaviza imediatamente o aspecto da olheira enquanto uniformiza o tom de pele ao redor dos olhos e deixa a região mais firme. 

Passo 5 – O protetor solar é sempre o melhor amigo 
Lembra que comentamos que a exposição solar agrava o aspecto das olheiras? Os raios UV podem diminuir a espessura da pele, deixando a região mais escura e com manchas. Ou seja, o protetor solar é parte essencial do tratamento.  

Como diminuir olheiras com tratamentos naturais? 

Compressa fria, chá de camomila e pepino são algumas das técnicas naturais para diminuir olheiras

Além de uma rotina de skincare, alguns tratamentos naturais também são bons aliados na hora de diminuir as olheiras. Separamos 3 práticas que são simples, baratas e podem ser feitas com o que você tem no seu dia a dia. 

Compressa de água fria 

Já falamos que uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos. Aplicar compressa de água fria diminui a dilatação desses vasos, melhorando o aspecto da região. 

Sachê gelado de chá de camomila
Com um efeito semelhante às compressas de água fria, o tratamento com chá de camomila vai além e também contribui para uma melhor circulação na região das olheiras. O ideal é aplicar os sachês deitado, mas com a cabeça elevada. Deixe agir por 10 minutos e sinta a diferença!  

Rodelas de pepino
Sabe as famosas rodelas geladas de pepino na região dos olhos? Então, elas realmente funcionam! Isso porque a verdura conta com flavonoides em sua composição, que melhoram a tonicidade dos vasos e o aspecto das olheiras.  

Esconder olheiras com maquiagem 
Além de adotar alguns cuidados diários, você também pode disfarçar as olheiras com uma boa maquiagem.  

Para acertar na make, a nossa primeira dica é investir em um corretivo. Mas atenção! É melhor aplicar o produto aos poucos e ir trabalhando as camadas para não ficar com aquela cobertura exagerada e muito marcada. Com um pincel ou esponja, espalhe o produto dando leves batidas e puxando um pouco em direção à raiz dos cílios e às maçãs do rosto.  Você pode apostar tanto no corretivo líquido, como no corretivo colorido que ajudam a uniformizar o tom da pele.

Compartilhe