ENTREVISTA & DEBATE

PROJETO INSPIRI inspiradas baladas dos pireneus brasileiro para o pirineus francês

PROJETO INSPIRI |   -   25 de abril de 2024

O compositor goiano FRED LE BLUE, urbanista e idealizador do MOVimento ARTetetura e HUMANismo, com longa trajetória acadêmica na área de Memória Coletiva, Comunicação Social e Planejamento Urbano, é o idealizador do projeto de extensão INSPIRI, sobre o anedotário histórico urbano de Pirenópolis, inspirado por seu patrimônio natural e cultural material e imaterial. A iniciativa visa contribuir para obtenção do título de Patrimônio Histórico da Humanidade (UNESCO) para Piri. Trata-se também da continuidade da trilogia Geomusical Paisagem Feminina de Goiás que aportou em Alto Paraíso com a óperarock Lua & Ana, lançando em 2021 pelo selo ArtetEthos do Pequi.
https://m.soundcloud.com/fred-le-blue/lua-ana-lunaticas-operetas-do-vale-da-lua-para-a-superlua

A busca por novos métodos de políticas públicas turiísticas sustentáveis em Goiás e no Brasil se faz necessário em paralelo com um esforço educomunicativo socioambiental e patrimonial (natural) dos territórios com potencial turístico. Esta ação pretende dar visibilidade pública à Pirenópolis em momento pós-pandemia para incentivar a retomada das atividades de desenvolvimento econômico e urbano sustentável na cidade. Por isso o FIC (comunicação) da UFG, em parceria com o movimento ARTetetura e HUMANismo, estao apresentado aos polos criativos, economicos e governamentais de Pirenópolis um linhagem de projetos de intervenção urbana foto-musical e fruição ecoturística cultural totalmente digita. A ARTE seria utilizada como um instrumento inteligente e criativo de divulgação cultural, de educação patrimonial e de city-matketing, capaz de repensar as políticas públicas turísticas, urbanísticas, ambientais, culturais e educacionais.

INSPIRI, que será uma série de ações socioculturais orquestradas para reposicionar a imagem de Pirenopólis, será inaugurada com um material fotomusical ecoturístico cultural digital (multimídia), que explora uma ferramenta multitarefas de hipertextual aplicada ao estudo, à defesa e à projeção do patrimônio, memoória, arte, sustentabilidade e turismo em Goiás e no Brasil. A ideia é utilizar o rico acervo de fotografias espaciais nessa cidade goiana, oriundas do acervo do FIC, mas também dos parceiros institucionais do projeto, bem como dos moradores entusiastas da cultura material e do patrimônio fotográfico de sua cidade. Dessa forma, será possível ilustrar as músicas compostas por Fred Le Blue. Novas imagens também estão estão sendo produzidas para futuros projeto da franquia INSPIRI, que por seu caráter educstivo, visa também estimular a criação de novos acervos geoafetivos sobre a cidade, bem bem, renovar o público leitor para "arte de viajantes" e turismo de experiência.  Além disso, o artista promete deixar como legado para a comunidade pirenopolina, uma plataforma virtual de divulgação turística e cultural sobre as pedras, rios e almas de Pirenópolis, com foco no conceito de paisagem cultural, que incluí mais do que os acervos edificados (pedras), mas também os santuários ecológicos (rios) e as memórias coletivas (almas)  incluindo todas as "artesaberes". O site http://www.inspirenopolis.weebly.com contará também com um blog-portal de notícias (o PiriNews) sobre desenvolvimento urbano sustentável pelo viés da arte, cultura e ciência, com base na metodologia arquitetônica humanista, que poderá suprir a lacuna de divulgação científica e cultural na cidade.

FRED  LE BLUE

Pós-Doutor em Artes Visuais EBA/UFMG P.H.D. em Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ; mestre em Memória Social PPGMS/UNIRIO; graduado em Comunicação Social FIC/UFG; Pesquisador associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ); Idealizador do MOVimento ARTetetura e HUMANismo e do LAH-AQUI (Laboratório de ARTetetura e Humanismo de Ações para Questões Urbanas Insolúveis), Editor da Editora Brasilha Teimosa e da Coleção "Arquitetura e Humanismo: Olhar do artista, mãos de arquiteto"  e autor de livros, filmes, músicas e WEB séries de educação política patrimonial e socioambiental.

Compartilhe