BRASIL

Dom Marcony toma posse como novo arcebispo Militar do Brasil

Ag. Brasília (Foto: Paulo H. Carvalho)  -   19 de abril de 2024

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, compareceu à posse do quinto Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, o cardeal dom Marcony Vinícius Ferreira,  primeiro brasiliense a assumir o cargo. A cerimônia aconteceu neste sábado (2/4), na catedral Rainha da Paz.

Ao celebrar a homilia da missa que marcou sua posse, Dom Marcony fez um apelo à paz. “Se os militares têm o dever de promover a paz e segurança de toda a nação, o arcebispo militar, juntamente com os capelães, deve oferecer-lhes assistência religiosa, e também às suas famílias”, prometeu o novo arcebispo.

Além do chefe do Executivo local, participaram da cerimônia o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa, Braga Neto, seu substituto, general Paulo Sérgio Nogueira, além do secretário de segurança do DF, Júlio Danilo, entre outras autoridades.

“Dom Marcony é uma pessoa muito querida na cidade e agora vai prestar os seus serviços a todo o Brasil. A gente tem grande expectativa no trabalho que ele vai desenvolver. Hoje é um dia de festa, de alegria, não só para os militares, mas para todos nós do Distrito Federal, pois ele é um padre nascido em Brasília e que assume uma função muito importante para o Brasil todo”, comentou o governador Ibaneis Rocha. O novo arcebispo foi ordenado padre há 33 anos e durante todo esse tempo fez parte da Arquidiocese de Brasília.

“Desejo que por meio da sua missão a família militar seja iluminada pela luz única e maior que veio ao mundo, Cristo Jesus”, disse o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Antes de assumir o cargo de Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony era bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Durante seu ministério sacerdotal, entre outras funções, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010).

Seu antecessor, dom Fernando Guimarães, foi Arcebispo militar durante oito anos. Em 2021, completou 50 anos de ordenação sacerdotal, tendo cumprido diversas funções ao longo do seu ministério, como membro do Supremo Tribunal da Assinatura, no Vaticano. Dom Fernando assumirá a presidência do Tribunal Eclesiástico de Brasília.

O Ordinariado Militar do Brasil é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada à Santa Sé. O apoio religioso e espiritual a homens e mulheres das Forças Armadas é uma das missões da instituição.

Compartilhe