BRASIL

UBAM faz homenagem póstuma ao doutor e professor, Renault Vieira, seu grande expoente

Agência UBAM | redacao@justicaemfoco.com.br / Foto: UBAM  -   19 de abril de 2024

A União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM), através do seu presidente nacional, Leonardo Santana, Alandy Cavalcante (superintendente nacional), prefeitos filiados, os que compõem a executiva nacional, os presidentes estaduais, funcionários e colaboradores fazem, nesta segunda-feira (07 de março de 2022), uma homenagem póstuma ao seu mais ilustre expoente, o professor Renault Vieira de Souza, falecido ontem em Brasília.

O professor Renault, como ele mesmo gostava de ser chamado, era natural de Santa Luzia, Município do sertão paraibano, mudando, ainda jovem, para a Brasília com os seus pais. Anos depois veio a ocupar algumas funções públicas, iniciando como assessor do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, o qual o nomeou coordenador estadual, na Paraíba, da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), que anos depois foi denominada de Fundação EDUCAR.

No MOBRAL, o professor Renault imprimiu uma excelente e notável estratégia de administração de todos os conceitos educacionais, criando a Gincana Cultural "Conheça a Paraíba", com o lançamento do Livro dos Municípios, que conseguiu reunir toda riqueza histórica e cultural de cada cidade paraibana, resgatando os valores culturais e históricos escondidos e esquecidos através do tempo.

“Foi uma verdadeira revolução educacional e cultural nunca vista na Paraíba”, destacou o presidente nacional da UBAM, Leonardo Santana, à época Supervisor de Área da Fundação MOBRAL, em 06 Municípios.

Após deixar a Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), já no governo Fernando Collor de Mello, o professor Renault foi nomeado presidente da Central de Medicamentos (CEME), onde empreendeu nova e inteligente logística de fornecimento de medicamentos para os Estados e Municípios.

Além dos cargos públicos, em 2001, o professor Renault idealizou a criação do Fórum Nacional Brasil Social (FNBS), realizando um imenso trabalho de inclusão social dos pequenos Municípios, a começar na Paraíba.

Em 2005, convidado para ser o principal palestrante do 1º Encontro Nordestino de Prefeitos, realizado em João Pessoa, capital paraibana, onde participara 322 prefeitos, 2 governadores, 01 ministro e 01 representante da ONU, o professor Renault sugeriu a criação da União Nordestina de Prefeitos (UNEP) e a União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM), momento importante no qual os Municípios passavam pela pior situação econômica da história, com um forte êxodo rural e falta de atenção do governo da União. 

Para Leonardo Santana, o passamento do professor Renault se constitui perda irreparável para o Brasil, que deixa de contar com um dos seus maiores expoentes, que durante toda sua vida teve como prioridade a luta incessante por uma educação de qualidade no país, além de se dedicar a projetos importantes para os Municípios.

“Ocupando a função de consultor internacional da UBAM e diretor nacional de planejamento estratégico, o professor Renault deixa agora um legado de experiência para todos os prefeitos que integram uma das mais importantes entidades municipalistas do Brasil e que foi criada por sugestão dele, para continuar esse imenso trabalho de levar para as prefeituras a capacitação, o bom exemplo administrativo, a seriedade com o manejo dos recursos públicos, a hombridade e a ética na vida pública, que são ensinamentos principais de quem jamais esqueceremos. Lamentou o presidente Leonardo Santana.
Foto: O Consultor Internacional da UBAM, Professor Renault, com o presidente nacional da UBAM, Leonardo Santana, recebendo o representante da Colômbia, Diplomata Daniel Velásquez.

Compartilhe