ENTREVISTA & DEBATE

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

CCBB  -   04/11/2021

A décima edição do mais importante e longevo evento de cinema sobre acessibilidade chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, após sua passagem pelo CCBB Rio de Janeiro.

Entre os dias 26 de outubro e 14 de novembro, com programação em formato híbrido: com sessões presenciais e virtuais, serão apresentadas 29 produções de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens, e também 4 debates online. Esta edição traz sete obras do Brasil, cindo dos Estados Unidos, cinco da Rússia, duas da Espanha e um filme de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido.

As produções contam histórias de pessoas que buscam a realização de seus sonhos; que exigem serem ouvidas pela comunidade; que se expressam através da arte ou compartilham trajetórias de luta por seus direitos. Temas como educação inclusiva, sexualidade e esporte também são abordados.

“É com muita alegria que chegamos a 10ª edição desse festival tão importante que acompanha as conquistas, lutas, perdas e ganhos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas. O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem suas histórias, através dos filmes e debates. Estamos preparando uma edição linda e dessa vez com os debates e parte dos filmes também disponibilizados de forma online, ampliando assim o acesso de todos” – comenta Graciela Pozzobon, diretora do festival.

Sessões presenciais e virtuais

O público poderá participar da mostra de duas formas: na sala de cinema do CCBB Brasília, retirando seu ingresso antecipadamente, ou acessando virtualmente parte da programação no site do CCBB, na programação digital ou no site. De 26 de outubro a 7 de novembro o CCBB recebe as sessões presenciais. Já as sessões online serão disponibilizadas aos poucos, ficando disponíveis até o dia 14 de novembro.

Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 min e 94 min. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções, sendo sete relacionadas aos temas debatidos: A força da Arte, Educação para todos, Parceria colaborativa e Em busca de uma voz. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas.

Acessibilidade e premiações

Debates e sessões online poderão ser assistidos no site do festival. Os filmes terão opções com legendas e também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além de interpretação em LIBRAS. Os debates ao vivo terão interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site.

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.

Confira o site oficial da mostra: assimvivemos.com.br
Consulte o conteúdo digital da mostra na programação on line 

 
Imprimir

Compartilhe