REAL INVEST

InvesTalk: conheça o perfil moderado

InvesTalk - BB  -   18 de abril de 2024

O investidor de perfil moderado pode ser definido em uma palavra: equilíbrio. Pessoas com perfil moderado gostam de balancear as coisas, nada demais, nem de menos. Nos investimentos, gostam de combinar diversos produtos, buscando aproveitar o melhor de cada um, seja sua segurança, ou um possível ganho acima da média. Mas sem exageros, para não se expor muito ao risco. 

O investidor moderado é diferente do investidor conservador, que não quer saber de emoções quando o assunto é dinheiro. E do investidor arrojado, que aceita riscos maiores  em busca de rentabilidades ainda melhores. 

Que tipo de investidor você é?

Há um conjunto de informações que define o perfil de um investidor. E para saber qual o seu, é necessário responder à Análise de Perfil do Investidor (API), obrigatória antes da realização de qualquer aplicação. 

Dessa maneira, você vai ter certeza de que suas escolhas são compatíveis com seus objetivos, sua tolerância a risco e suas expectativas de ganho. Tudo para você ficar mais tranquilo no momento de investir.

Onde o investidor moderado costuma aplicar seu dinheiro?

Na escada do perfil de investidores, o moderado está no degrau do meio, buscando segurança e risco em doses equilibradas. 

Sua reserva de emergência está concentrada em investimentos de renda fixa e baixo risco, como CDBs e Letras de Crédito, mas como seu apetite a risco é um pouco maior, você pode investir uma parcela do seu patrimônio em multimercados, renda variável e até investimentos no exterior. 

Com isso, é possível ter mais ganhos do que com a carteira conservadora, porém sem carregar a mão em investimentos com mais volatilidade, que podem entregar retornos mais altos, mas também estão mais sujeitos a um risco maior. 

Para ajudar os investidores, todos os meses o BB publica suas carteiras sugeridas. No documento, há sugestões de especialistas em investimento para cada tipo de perfil, com os ativos mais indicados e a distribuição do dinheiro entre eles. As carteiras são mensais, para refletir as tendências do mercado.

Fique ligado que em breve vamos falar sobre o perfil Arrojado. Aguarde!

Compartilhe