BELEZA

Queda de cabelo: Entenda as principais causas e saiba como tratar

NATURA   -   25 de abril de 2024

Quem nunca escovou o cabelo e, quando olhou para a escova, tomou um susto com a quantidade de fios que caíram? Sabemos que a queda de cabelo pode causar estranhamento e até mesmo preocupação, mas é importante manter a calma!

Por dia, é normal perdermos entre 60 e 100 fios, principalmente em épocas do ano como outono e inverno, que são estações em que há a diminuição da luz solar — o que influencia diretamente em seu comportamento, já que o cabelo tem sensores para a luminosidade que favorecem o crescimento dos fios.

No entanto, se está percebendo que a quantidade de fios que estão caindo ultrapassam esse volume e isso persiste durante o ano todo, talvez seja realmente a hora de entender mais sobre as possíveis causas desse problema para recuperar a saúde dos fios.

Para te ajudar nisso, fizemos uma lista com as principais causas da queda de cabelo e explicamos de que maneira elas podem ser tratadas. Acompanhe!

O corpo dá sinais quando algo não anda bem. A queda de cabelo, por exemplo, pode ser o primeiro indício de diversos problemas diferentes e, por isso, é necessário estar atento até mesmo para que o diagnóstico ocorra de forma mais precisa.

Pensando nisso, listamos a seguir as causas mais comuns da queda de cabelo para que você consiga identificar no seu dia a dia:

1. FALTA DE VITAMINAS E NUTRIENTES

Sabemos que a alimentação interfere diretamente em nossa saúde — e isso não seria diferente quando o assunto é cabelo.

Quando temos uma alimentação com ausência de nutrientes, vitaminas e minerais — como, por exemplo, o ferro e as vitaminas A e C — isso pode acarretar na queda de cabelo, uma vez que eles ajudam no crescimento e no fortalecimento dos fios.

2. ESTRESSE EXCESSIVO

Quem tem estresse e ansiedade sabe o quanto eles podem interferir diretamente em diversos setores da vida, inclusive na saúde capilar. Ambos podem causar um desequilíbrio no cortisol — o hormônio responsável por controlar o estresse —, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imunológico.

desequilíbrio do cortisol pode provocar o aumento da queda do cabelo e também a interrupção do crescimento de novos fios. Outro ponto de atenção é a forma como estresse e ansiedade podem afetar diretamente a absorção de vitaminas e nutrientes, sendo eles tão importantes para a saúde do cabelo, como já reforçamos anteriormente.

3. ALTERAÇÕES HORMONAIS

Cabelo curto

queda de cabelo também pode estar relacionada com alterações hormonais, como as que ocorrem durante ou após a gravidez e até mesmo ao longo da adolescência.

É comum também que algumas mulheres ao trocar de pílula, ou começar um novo método anticoncepcional hormonal, passem por um processo de queda de cabelo temporária. Caso a queda persista, é necessário investigar junto ao ginecologista ou dermatologista o que pode ser feito.

4. ANEMIA

ferro é um mineral muito importante para a produção da chamada hemoglobina, uma proteína que leva oxigênio nas células vermelhas do sangue para todos os tecidos que compõem o corpo — incluindo o couro cabeludo.

A ausência de ferro no organismo é conhecida como anemia, que, além da fadiga, palidez e sensação de mal-estar, tem como um de seus principais sintomas a queda de cabelo, já que os fios recebem menos oxigênio e nutrientes, causando assim seu enfraquecimento.

5. USO DE PRODUTOS QUÍMICOS

É necessário muita cautela ao utilizar produtos químicos nos fios. Tinturas, descolorantes, alisantes e demais químicas podem causar danos para o cabelo, principalmente se os procedimentos forem realizados sem o auxílio de profissionais especializados - podendo resultar em queda excessiva ou até mesmo em um corte químico.

Máscara de cabelo

Por isso é muito importante que haja o cuidado intensivo dos fios com produtos criados especificamente para cabelos que passaram por processos químicos, como é o caso da linha Lumina para Cabelos Quimicamente Danificados, composta por produtos com a exclusiva biotecnologia pró-teia — proteína vegana biomimética que regenera o cabelo de dentro pra fora, na medida exata de cada dano.

6. COVID-19

Muitos pacientes que contraíram a COVID-19 afirmam que um dos efeitos percebidos após a cura da doença é a queda de cabelo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, diferente do que já foi visto em outras infecções graves, a queda acontece de forma muito mais precoce, tendo início de seis a oito semanas depois da doença.

Além disso, a queda de cabelo está entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após a recuperação da COVID-19, com 25% de recorrência entre os entrevistados.

O que fazer para acabar com a queda de cabelo?

É importante reforçar que, se você está passando por uma queda de cabelo excessiva há muito tempo, a busca por um médico especialista é sempre o mais indicado. Assim você terá um diagnóstico mais preciso e um tratamento específico para o seu caso.

De qualquer maneira, manter alguns cuidados com os fios é muito importante e, além de deixá-los mais saudáveis, pode ajudar na diminuição da queda. Confira as dicas que separamos:

MANTENHA OS FIOS LIMPOS

Acredite, seu cabelo não vai deixar de cair se você simplesmente não lavá-los. Na verdade, é muito importante manter o couro cabeludo e os fios limpos, já que a sujeira em excesso pode agravar a queda.

Outro ponto importante é a temperatura da água: o ideal é que a lavagem seja feita com água morna. Nem muito quente, nem muito gelada, combinado?

PROTEJA OS FIOS DE ALTAS TEMPERATURAS

Cabelos coloridos

Você costuma secar o cabelo com frequência? Utiliza chapinha ou modelador de cachos? Se sim, é muito importante que você proteja seus fios! Isso porque as altas temperaturas desses equipamentos danificam e potencializam a quebra e a queda do cabelo.

Lembre-se sempre de utilizar protetor térmico nos fios e dê preferência para aqueles que aguentam altas temperaturas, como o Protetor Térmico Lumina, que blinda o cabelo contra temperaturas até 230 ºC e previne a quebra dos fios durante a escova.

ESCOVE OS FIOS COM CUIDADO

Se você tem o costume de escovar seu cabelo com força, principalmente para desembaraçá-lo, melhor repensar essa técnica. Ao puxar os fios com a escova de maneira muito rápida e com força, as chances de quebrar os fios ou até mesmo arrancá-los diretamente da raiz é alta!

Uma dica para facilitar a escovação, principalmente na hora de desembaraçar, é fazer esse processo ainda no banho, quando for utilizar creme ou condicionador. Outra opção é começar a escovar os fios das pontas para a raiz - isso faz com que os nós saiam de maneira mais fácil e sem causar tanto atrito.

NÃO PRENDA O CABELO MOLHADO

É comum que às vezes dê vontade de prender o cabelo, seja para aliviar o calor em dias de altas temperaturas, ou até mesmo para mudar um pouco o visual. Porém, não devemos jamais prender os fios se ainda estiverem molhados! Puxá-los quando eles ainda não estão secos pode deixar a raiz mais fraca, favorecendo assim a queda do cabelo.

Além disso, por estarem presos, os fios não conseguem secar por completo, criando um ambiente propício para a proliferação de fungos que estão relacionados com a caspa.

ESTEJA COM OS EXAMES EM DIA

Cabelos cacheados

Nós já falamos sobre a importância de uma alimentação balanceada e da consulta com especialistas para manter a sua saúde - e, consequentemente, a saúde capilar - em dia. E vale mais um complemento: faça seus exames de rotina regularmente!

Isso porque a queda de cabelo pode ser um sinal de que, na verdade, há algo de errado em outra parte do seu organismo. Ao estar em dia com a sua saúde, é possível descartar uma série de doenças que causam a queda dos fios e chegar de forma mais rápida e simples a um diagnóstico certeiro.

Agora que você já sabe as principais causas para a queda de cabelo e também algumas formas de evitá-la, é hora de colocar essas dicas em prática e ter fios cada vez mais bonitos e saudáveis!

Se você gostou deste post, compartilhe com quem você acha que também irá amar saber dessas dicas, ou continue lendo nossas matérias sobre cabelo.

 (Fotos: Divulgação)

Compartilhe