BRASIL

Confira os classificados no Prêmio ANTAQ 2021

Redação com informações da ANTAQ.  -   18 de abril de 2024

No próximo dia 14, o setor de transportes aquaviários e a sociedade em geral conhecerão os vencedores do Prêmio ANTAQ 2021. Concedido de dois em dois anos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Prêmio ANTAQ tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de operação e gestão do setor.

Neste ano, serão premiados trabalhos nas categorias “Desempenho Ambiental”, “Iniciativas Inovadoras”, “Artigo Técnico-Científico” e “Conformidade Regulatória”. Ao primeiro, segundo e terceiro lugares de cada uma das quatro categorias ou modalidades do Prêmio será destinado um troféu. Na categoria “Artigo Técnico-Científico”, além do troféu, os melhores trabalhos serão publicados, com a devida menção de sua condição de participante da edição do Prêmio ANTAQ 2021.

Desempenho Ambiental

Na categoria “Desempenho Ambiental”, são premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado -TUP avaliados no Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em duas modalidades: “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020” e “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA 2019/2020”. Participaram da avaliação nessa categoria, este ano, 31 portos públicos e 92 terminais privados.

Na modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”, foram selecionados entre os portos públicos os portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Terminal Portuário de Pecém (CE). Entre os terminais privados - TUP, os selecionados foram: Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), Portonave - Terminais Portuários de Navegantes (SC) e Porto Itapoá Terminais Portuários (SC).

Na modalidade “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA 2020”, concorrem entre os portos públicos os portos de Natal (RN), Angra dos Reis (RJ) e Recife (PE). E entre os terminais privados, o Terminal Marítimo Ponta Ubu, Atem PVH e TMB - Terminal Marítimo de Belmonte.

Iniciativas Inovadoras/Artigo

Na categoria “Iniciativas Inovadoras”, concorrem trabalhos individuais ou em grupo, que tenham sido implementados em instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação – EBNs e pessoas, entidades ou empresas cujas iniciativas trouxeram benefícios significativos ao setor aquaviário. Nesta edição do Prêmio, participaram nessa categoria 18 trabalhos.

Na categoria “Artigo Técnico-científico”, são premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ.  A participação nessa categoria é aberta a qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos. Este ano, foram inscritos 16 artigos.

Os trabalhos apresentados nas categorias “Iniciativas Inovadoras” e “Artigo Técnico-Científico” foram avaliados por Comissão Julgadora formada por representantes de instituições de imprensa (Correio Braziliense); academia (Instituto de Ciência Política da UnB e Universidade Federal do Rio Grande – FURG); governo federal (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA/Minfra e Secretaria Especial do Programa de Parceria em Investimentos – PPI); e ANTAQ (Sede e unidades regionais de Salvador e Recife).

As iniciativas inovadoras selecionadas este ano foram: Sistema Neutralizador de Odores no Embarque de Cargas Vivas (Pronave Agentes de Comércio Exterior); Aumento do Porte dos Navios nos Portos do Amapá – Parceria e diálogo em prol da eficiência portuária (Praticagem do Amapá, Plataforma Logística do Amapá e Tanque de Provas Numérico da USP) e Remoção de Rocha Submersa através de Corte com Fio Diamantado em Canais de Acesso Hidroviários (Porto Sudeste do Brasil).

Os “artigos técnico-científicos” selecionados para grande final foram: Metodologia de Identificação e Gerenciamento de Riscos em Projetos de Dragagem Portuária - Um estudo de caso em um porto brasileiro, de autoria de Luiz Gustavo Cruz Henriques da Silva; Modelo Multicritério de Avaliação para Apoiar o Planejamento da Criação de um Selo de Qualidade da Movimentação de Cargas pelos Portos e Terminais do Estado de Santa Catarina (Maurício Andrade Rambo); e Uma Análise Comparativa do Transporte Marítimo Brasileiro por Cabotagem utilizando a Teoria de Redes (Carlos César Ribeiro Santos).

Conformidade Regulatória

Na categoria “Conformidade Regulatória”, a ANTAQ premiará 21 empresas que apresentaram, no quinquênio 2016-2020, as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência, em sete modalidades das áreas de Navegação - Interior e Marítima e de Portos - públicos e privados. Os selecionados nessa categoria foram:

Navegação - Navegação Interior Longitudinal de Carga - Transportes Bertolini Ltda., Cianport – Cia. Norte de Navegação e Porto e J F de Oliveira Navegação Ltda. Navegação Interior Longitudinal de Passageiros e Misto - Diniz Navegação Ltda., J. Célio Souza Fonseca- Me e Empresa de Navegação Paiva Leão Ltda.; Navegação Interior de Travessia - Amazonas Navegação Ltda., Valter Júnior Queiroz de Oliveira e Zélia Silva Gonçalves – ME; Navegação Marítima de Cabotagem e Longo Curso - Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, Lyra Navegação Marítima Ltda. e Agemar Transportes e Empreendimentos Ltda.

Portos - Porto Organizado - Companhia Docas de São Sebastião, Companhia Docas da Paraíba e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; Arrendamento TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A. e Vale S/A.; Terminal Privado - Hidrovias do Brasil - Vila do Conde S.A., Vale S.A. (Terminal da Ilha Guaíba – TIG) e Vale S.A. (Terminal Marítimo de Ponta da Madeira).

Compartilhe