Detran divulga relação das 19 empresas que farão vistorias Revista Brasília
DF

Detran divulga relação das 19 empresas que farão vistorias

Ag. Brasília | Com informações do Detran-DF.  -   14 de setembro de 2021

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou no Diário Oficial do DF desta terça-feira (14), a relação das primeiras empresas credenciadas para fazer vistoria veicular, as chamadas ECV’s.

No máximo, em até 10 dias, as 19 credenciadas poderão iniciar atendimento ao público. A partir de agora, serão, no mínimo, cerca de 130 novos boxes de vistoria, distribuídos nas regiões de Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Vicente Pires, entre outros. A relação das empresas credenciadas estará disponível no site do Detran.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o objetivo do credenciamento de empresas de vistoria é aumentar as opções de atendimento e agilizar os processos na prestação de serviços, tornando-os mais eficientes e, assim, garantindo maior comodidade para a sociedade.

“Estamos exterminando um dos maiores gargalos do atendimento e dando continuidade ao projeto inicial da nossa gestão: zerar as filas do Detran. Com essa medida, o Departamento passa a atender a população de forma mais ágil e democrática, já que teremos pontos de atendimento distribuídos em diversas regiões administrativas”, conta o diretor.

Com as ECV’s, o cidadão brasiliense não precisará agendar atendimento, bastando apenas se dirigir à credenciada mais próxima para realizar a vistoria do veículo, que é procedimento obrigatório para os serviços de: transferência de propriedade, mudança de Unidade de Federação, alteração de característica, Inclusão de Gravame, e outros.

Credenciamento

Em abril deste ano, a autarquia publicou a Instrução nº 230/2021, que estabelece os requisitos e procedimentos para o credenciamento de empresas prestadoras de serviços de vistoria de identificação veicular.

Ao todo, 129  empresas apresentaram carta de intenção requerendo o credenciamento. Dessas, 69 foram aprovadas na análise documental. Dentre elas, 19 foram habilitadas na avaliação de conformidade, outras 48 ainda estão com o processo de credenciamento em andamento.

Valor

Não haverá aumento de valor do serviço. Pela vistoria veicular, serão cobrados os mesmos R$126 praticados atualmente. É vedada à ECV a cobrança de quaisquer valores adicionais dos usuários dos serviços de vistoria veicular.

Compartilhe