BRASIL

Discurso do Embaixador Todd Chapman durante cerimônia de assinatura dos Acordos Artemis

Embaixada dos EUA Brasília  -   25 de abril de 2024

Presidente Bolsonaro, ministro e astronauta Pontes, ministro França, ministro Ramos, líder Barros, a todos os ilustres convidados, muito bom dia. 

Que prazer estar aqui neste dia tão importante.

A parceria espacial Estados Unidos-Brasil ajuda a garantir o acesso e uso responsável e seguro do espaço por todos nós. Essa parceria estratégica entre nossos dois países é forte, e nossa relação contribui para a paz e prosperidade dos cidadãos não somente em nossos dois países, mas também no mundo. Hoje, nós demos outro passo concreto nessa parceria com a ascensão do Brasil aos Acordos Artemis, a décima segunda nação no mundo e a primeira da América do Sul. 

Os Acordos Artemis são parte de um esforço amplo de seus signatários para trabalharem juntos  para a exploração civil pacífica do espaço e pela obtenção de informações obtidas do e por estar no espaço.

Eu saúdo a decisão do Brasil de se juntar a esses esforços. Ela enfatiza nossa aspiração conjunta em retornar humanos à Lua até 2024. Eventualmente expandir e aprofundar a exploração espacial. 

Senhor presidente, eu espero ver na Lua a bandeira brasileira ao lado da bandeira dos Estados Unidos.

Como o pioneiro da aviação brasileira Alberto Santos Dumont ajudou a liderar o mundo na era da aviação, hoje cientistas e pesquisadores brasileiros estão participando na liderança de um novo capítulo da exploração espacial. Nós esperamos que os jovens brasileiros sejam inspirados, como o presidente Kennedy inspirou uma geração, e levem as aspirações incorporadas nos Acordos Artemis muito além do que hoje imaginamos. 

Vale lembrar, também, aqui hoje que o Santos Dumont não foi apenas um pioneiro da aviação, mas também pioneiro na cooperação Estados Unidos-Brasil. Em 1903 ele permitiu uma mulher americana, Aida de Acosta, a pilotar um de seus dirigíveis sozinha, ajudando-a a se tornar a primeira mulher a comandar uma aeronave motorizada sozinha. 

Hoje, como o secretário Blinken e o administrador da NASA, Nelson, mencionaram, os Acordos Artemis planejam colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua. Da mesma maneira que Santos Dumont e de Acosta fizeram uma parceria há mais de um século, brasileiros e americanos de novo estão estabelecendo uma parceria, mas, desta vez, para alcançar as estrelas. Essa parceria Brasil-Estados Unidos é realmente sem limites.

Muito obrigado a todos. Obrigado, Sr. presidente. 

Compartilhe