O agro brasileiro no mundo Revista Brasília
VÍDEOS

O agro brasileiro no mundo

CNA  -   31 de agosto de 2021

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deu início ao curso virtual “Capacitação Inteligência Comercial – Como acessar informações relevantes para o mercado internacional”, nesta terça (17). A iniciativa é promovida em parceria com os Ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O primeiro módulo da capacitação abordou “O agro brasileiro no mundo” e mostrou aos participantes as ferramentas que auxiliam e facilitam a busca por dados, informações e oportunidades no mercado internacional. Na abertura do encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Silveira Pereira, afirmou que hoje o Brasil é a maior potência mundial do agro. “Somos grandes exportadores de commodities agrícolas e de produtos que garantem a mesa de mais de 170 países ao redor do mundo”.

Para Gedeão, o país tem potencial para exportar outros produtos além das commodities, mas para isso precisa de expertise, know-how e conhecer os mercados de destino. “Já estamos treinando empresários rurais para que eles possam chegar livremente e com sucesso nesses mercados”, disse. Já o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Leite Ribeiro, destacou que desde janeiro de 2019 o Brasil abriu mais de 150 novos mercados.

“Essas aberturas são essenciais para diversificar e ampliar a pauta exportadora que está muito concentrada em alguns destinos e produtos. O esforço só faz sentido se for precedido de trabalho prévio de inteligência comercial, pois ela é fundamental para qualquer processo de prospecção de mercado”.

Para o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, a busca pelo desenvolvimento sustentável representa um dos maiores desafios da humanidade. “É preciso produzir cada vez mais com tecnologias sustentáveis de manejo de solo, de água e biodiversidade, reduzindo os impactos ao meio ambiente. Somos os maiores exportadores de soja, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina, etanol de cana e frango e os avanços ao longo dos anos foram baseados em ciência e é essa ciência que seguirá impulsionado o agro no futuro”. Em sua fala, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, afirmou que a inteligência de mercado é a base fundamental do esforço da Agência e uma das diretrizes estratégicas da gestão. “Cada vez mais a informação precisa é subsídio imprescindível para o sucesso das empresas no cenário do comércio e investimentos globais.

Em um ambiente de rápidas mudanças e pouca previsibilidade, a exemplo do que enfrentamos em decorrência da pandemia, supor de dados que subsidiam as estratégias e possibilitem rápidas adaptações aos cenários é ainda mais relevante”. Por fim, o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do MRE, Alexandre Ghisleni, disse que o curso surge em um momento oportuno e assume alta importância para o agro brasileiro.

“Temos de aproveitar as circunstâncias favoráveis e consolidar a presença do Brasil no mercado internacional. Usar o período da pandemia para estudar e conhecer os mercados de destino, saber quais expectativas dos importadores, preferência dos consumidores e como podemos atender isso”. O evento continuará nos dias 24 e 31 de agosto, com os temas “Identificação de oportunidades comerciais” e “Conhecendo a concorrência internacional”, respectivamente.

Os inscritos que assistirem dois dos três módulos da capacitação receberão certificado de participação. As inscrições podem ser feitas aqui. Confira os palestrantes dos próximos eventos:

Módulo 2: Identificação de oportunidades comerciais Márcio Rodrigues – gerente de Agronegócios da Apex-Brasil Igor Isquierdo Celeste – gerente em Inteligência de Mercado da Apex-Brasil Bruno Soares Leite - chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do MRE Módulo 3: Conhecendo a concorrência internacional Elisio Contini – pesquisador e gerente adjunto da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa Pedro Rodrigues – assessor técnico na Diretoria de Relações Internacionais da CNA

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