BELEZA

UnB é a nona melhor universidade do Brasil

redacao@revistabrasilia.com.br | Ag.UnB.  -   13/06/2021

A Universidade de Brasília é a nona melhor instituição de ensino superior do país, de acordo com dados do QS World University Rankings. O resultado confirma trajetória crescente da Universidade nesta avaliação, considerada uma das principais do mundo.

“O resultado é mais um reconhecimento da qualidade acadêmica da Universidade de Brasília, a despeito das recorrentes reduções em nosso orçamento e no financiamento da pesquisa no Brasil”, disse a reitora Márcia Abrahão. “Parabenizo a nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando arduamente para avançar ainda mais, com excelência e compromisso social”, completou.

QS World University Rankings é elaborado pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, uma das principais organizações a medir a qualidade do ensino superior em todo o mundo, ao lado da Times Higher Education (THE). Para o ranking, são avaliados indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e presença de estudantes e professores internacionais.

Ao todo, 27 universidades brasileiras foram avaliadas, sendo 18 universidades federais. A participação de instituições internacionais e nacionais é crescente a cada ano. No ano passado, 22 instituições de ensino superior brasileiras estavam no ranking. Este ano, mesmo com cinco universidades a mais, a UnB se manteve entre as mais bem posicionadas na avaliação.

CÁLCULO – O QS não divulga a classificação específica de universidades a partir da faixa de classificação 501-510. Também não estão disponíveis as pontuações obtidas em anos anteriores para os indicadores que compõem a pontuação final. Entretanto, a UnB tem aperfeiçoado as metodologias de acompanhamento dos rankings e conseguiu fazer o cálculo a partir dos escores publicados pela página do QS para o ranking 2022. “Com os dados e indicadores que estão disponíveis neste momento, foi possível verificar que estamos na nona colocação, o que é um excelente resultado”, pontuou o diretor de Avaliação e Informações Gerenciais, Guilherme Viana Ferreira.

Para a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o avanço da Universidade ao longo dos últimos anos é fruto do comprometimento da comunidade universitária: “Mais uma vez, vemos que a UnB consegue se destacar no ranking QS World entre as instituições nacionais, mesmo em um cenário orçamentário tão adverso. Esse resultado é uma conquista do trabalho de cada um de nós, membros da comunidade acadêmica: estudantes, técnicos e docentes da Universidade”, avaliou.

- Foto: Beto Monteiro

 
Imprimir

Compartilhe