GERAL

Diretor na EMA admite ligação entre vacina AstraZeneca e casos de coágulos sanguíneos

Da Redação com informações da EBC e agências.  -   19 de abril de 2024

- Agência Europeia do Medicamento deverá declarar que existe uma ligação entre a vacina e os casos de coágulos sanguíneos, segundo afirmou um responsável do regulador europeu.-
Marco Cavaleri, diretor de estratégia de vacinas da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) admite a existência de "uma ligação" entre a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e os casos de coágulos sanguíneos em pessoas que foram imunizadas com o fármaco. A afirmação foi feita em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, publicada esta terça-feira (06/04/2021).

"Agora podemos afirmar, está claro que há uma ligação com a vacina. Mas ainda não sabemos o que provoca esta reação (...) Nas próximas horas vamos declarar que existe uma ligação, mas ainda temos de perceber a razão pela qual isso acontece", disse Cavaleri.

Depois de vários países optarem por suspender, como medida de precaução, a administração da vacina desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca, entre os quais Portugal, a Agência Europeia do Medicamento fez uma nova análise ao fármaco.

O regulador europeu considerou a vacina "segura" e eficaz", tendo declarado que os benefícios superam os riscos e que deve continuar a ser administrada.

Depois desta nova avaliação da EMA, Portugal foi um dos países que retomou a imunização com a vacina da AstraZeneca.

"Estamos a tentar obter uma imagem precisa do que está a acontecer, para definir em pormenor esta síndrome decorrente da vacina", disse Cavaleri.

O responsável da EMA admitiu ainda: "Entre os vacinados, há mais casos de trombose venosa cerebral... entre os jovens do que seria de esperar."

O Reino Unido registrou 30 casos de coágulos sanguíneos em 18,1 milhões de doses administradas. De referir que no Reino Unido foram registrados 30 casos de coágulos sanguíneos em pessoas que tomaram a vacina e sete mortes de um total de 18,1 milhões de doses administradas até 24 março.

No final o mês passado, a diretora executiva da EMA, Emer Cooke, anunciou que foram comunicados ao regulador europeu 62 casos de coágulos de sangue invulgares e 14 mortes até 22 de março após a toma da vacina da AstraZeneca contra a covid-19.

A EMA afirmou, na altura, "não existirem provas" científicas que recomendem a restrição do uso da vacina, que foi denominada por Vaxzevria, insistindo não existir "relação casual" com os episódios de coágulos sanguíneos. No entanto, garantiu que "ainda está em curso uma análise mais aprofundada". "De acordo com os conhecimentos científicos atuais, não existem provas de apoio à restrição do uso desta vacina em qualquer população", declarou a diretora executiva da EMA. Emer Cooke notou, nessa ocasião, que, apesar dos casos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de algumas pessoas inoculadas com este fármaco, "ainda não foi provada uma relação causal com a vacina".

Paul Hunter, especialista em microbiologia médica da Universidade de East Anglia, entrevistado por agência de notícias, "a evidência aponta mais para a vacina Oxford-AstraZeneca como causa".

Como precaução, vários países determinaram a aplicação desta vacina a algumas faixas etárias, como França, Alemanha e Canadá.

A AstraZeneca refere que os benefícios da vacina na prevenção da covid-19 superam os riscos dos efeitos secundários. A farmacêutica anglo-sueca afirmou no sábado que a "segurança do doente" é sua "principal prioridade".

Compartilhe