GERAL

Intermodal South America

Com informações da Intermodal South America/Foto:©Intermodal South America  -   27 de abril de 2024

Em março, a cidade de São Paulo se transforma na capital internacional da logística de carga ao receber a 28ª edição da Intermodal South America, tradicional evento que reúne profissionais e empresas de diversas partes do mundo para discutir as tendências de uma das atividades mais estratégicas da atualidade.

De 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista, mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, estarão reunidas representando os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. A Intermodal é reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.

"Um dos destaques da Intermodal South America é reunir o ecossistema da logística, do transporte de carga, infraestrutura, além dos desenvolvedores de tecnologia e inteligência associada à operação logística, de vários países. A proposta é promover o intercâmbio de conhecimento, oportunidades de negócios e o desenvolvimento geral da atividade. O evento ocupará quatro pavilhões, o equivalente a mais de 40 mil metros quadrados, e já está integralmente vendido", comenta Hermano Pinto Jr., diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal. 

O executivo aponta que esta edição apresenta equilíbrio da presença de empresas representantes de todos os modais de transporte (aéreo, ferroviário, rodoviário e aquaviário), além dos segmentos de tecnologia, soluções para o setor portuário e intralogística. "A Intermodal 2024 terá uma matriz de transporte de carga ideal na oferta de soluções, inovação e serviços state-of-the-art”, acrescenta.
Outro aspecto da Intermodal 2024 destacado por Hermano Pinto Jr. é a presença de empresas que participam pela primeira vez do evento. "Este ano, mais de 30% do grupo de empresas presentes no evento participa pela primeira vez da Intermodal, como CMA CGM Brasil, BDP South America, TSA Logística e XCMG Brasil, o que indica que o mercado vem se atualizando, e cerca de 10% são empresas que retornaram ao evento, depois de algum período ausentes. Tudo isso é fruto do aquecimento no setor no Brasil e no mundo". Veja aqui a lista completa das marcas expositoras na Intermodal South America 2024.
INTERLOG SUMMIT
Além do universo de empresas expositoras, outro destaque do evento é a segunda edição do Interlog Summit, que tem como macrotema "Soluções para maximizar a conectividade, a cooperação e a sustentabilidade do setor”, e é realizado durante os três dias da feira, com dois congressos simultâneos: XXVII CNL – Conferência Nacional de Logística, com curadoria da ABRALOG, e o Congresso Intermodal South America, com mais de 30 horas de conteúdo, com painéis, palestras e cases sobre Estratégia, Gestão e Operações; Tecnologia, Inovação e Intralogística; Transporte Multimodal; e Mercado e Comex. A expectativa dos organizadores é de que o Interlog Summit reúna 500 congressistas. 
Os visitantes da Intermodal South America encontrarão ainda outras oportunidades de atualizar seus conhecimentos: a Arena Intermodal e o Innovation Solutions. Para esses espaços estão programadas apresentações abertas ao público, com cases de sucesso no mundo logístico e palestras sobre inovação tecnológica em soluções e serviços.
MERCADO EM CRESCIMENTO
Responsável por uma representatividade de 13% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com a consultoria de fusões e aquisições JK Capital, o mercado de logística mantém a demanda aquecida, impulsionada pela robustez da economia nacional e pelo constante crescimento do comércio e da produção industrial.

O potencial de crescimento do setor é um fenômeno global. Isso porque, de acordo com levantamento realizado pela Transparency Market Research, o mercado da logística global cresce de forma constante e intensa, o que representa R$ 15,5 trilhões (dados de 2023) com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de materiais, com forte ênfase no impacto do e-commerce global nos volumes transacionados.

Associado a essa pujança, o estratégico setor da logística está intimamente ligado à atual vulnerabilidade das cadeias de produção, suprimento e distribuição mundo afora. A escalada dos conflitos internacionais, as mudanças climáticas e a urgência em colocar em prática soluções de transporte mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético colocam em xeque os modelos logísticos mais tradicionais e exigem das empresas soluções alinhadas com as demandas sociais, ambientais e econômicas. 

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA

Assim como na pandemia, quando os players do setor logístico desempenharam papel estruturante na construção da nova normalidade, agora, cada elo das cadeias internacionais de abastecimento e de distribuição tem a responsabilidade de manter a fluência e conexão entre os mercados.

No país, a expansão da atividade logística é acompanhada por uma onda de investimentos do setor privado. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABdIB), o ciclo de investimentos de 2022 a 2026 pode chegar a R$ 124,3 bilhões em transporte e logística. A infraestrutura também está em foco. Hoje o Brasil tem 22,4 milhões de m² de condomínios logísticos e a previsão é que mais de 4 milhões de m² sejam entregues até o final de 2023, sendo 80% deles concentrados na região Sudeste, conforme apontam dados da SiiLA's Market Analytics.  

Serviço:

Intermodal South America – 28ª Edição

Data: de 5 a 7 de março de 2024.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Sobre a Intermodal South America
A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.

Sobre a Informa Markets? 
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. 

Compartilhe