ENTRETENIMENTO

Bienal de São Paulo recebe reunião da Trilha de Finanças do G20

Com informações da EBC/Foto:©Leo Eloy/Fundação Bienal de São Paulo.  -   27 de abril de 2024

- Políticas econômicas, desigualdade e desenvolvimento sustentável compõem pauta de reuniões da Trilha de Finanças do G20 em São Paulo. Ministros e vice-ministros de Finanças, presidentes e vice-presidentes dos Bancos Centrais do G20 se reúnem em São Paulo, entre 26 e 29 de fevereiro. Na agenda de debates estão as perspectivas para a economia global e temas como desigualdade, tributação internacional e financiamento para o desenvolvimento sustentável. Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, participa das reuniões junto com representantes de alto nível de outras instituições e bancos multilaterais.- 


São Paulo, a capital brasileira que concentra a maior fatia do PIB  (Produto Interno Bruto) do país, 9,2% de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vai sediar os primeiros encontros presenciais da Trilha de Finanças do G20 de 2024. Entre 26 e 29 de fevereiro, no prédio da Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, ministros e vice-ministros de Finanças, presidentes e vice-presidentes dos Bancos Centrais do G20 vão discutir as perspectivas globais para a economia, bem como suas implicações para o enfrentamento às desigualdades; modelos de tributação internacional; como lidar com a dívida global; e mecanismos de financiamento para o desenvolvimento sustentável. 

Fazem parte da agenda da semana duas reuniões distintas, compostas por plenárias sobre questões pertinentes para cada grupo de representantes das maiores economias do mundo. Nos dias 26 e 27/2, vice-ministros de finanças e vice-presidentes dos Bancos Centrais estarão reunidos pela segunda vez desde o início da presidência brasileira, em dezembro. Já nos dias 28 e 29/2, será a estreia das reuniões de ministros e presidentes de Bancos Centrais. 

Os encontros são restritos aos representantes dos países-membros do fórum. Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da pasta e coordenadora da Trilha de Finanças fará um briefing de abertura para a imprensa, às 8h30 da segunda-feira (26/02). Os próximos briefings e informações de agenda serão divulgados diariamente.

Bienal de São Paulo (foto) recebe reunião da Trilha de Finanças do G20 - Presenças confirmadas - Além das delegações dos países-membros do G20 e nações convidadas pela presidência brasileira para participar dos debates do fórum, já confirmaram presença na reunião ministerial e de presidentes dos Bancos Centrais Janet Yellen, Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos; Christian Lindner, o Ministro de Finanças da Alemanha; Albert Muchanga, o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana; Sri Indrawati, ministra das Finanças da Indonésia; e Luis “Toto” Caputo, ministro da Economia da Argentina. 

Representantes de alto nível de 16 organizações e bancos multilaterais também estarão presentes no evento. Entre eles, Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento; Ajay Bang, presidente do Banco Mundial; Ilan Goldfajn, Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID); Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI); e Jin Liqun, presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura.  
Países-membros confirmados 
África do Sul
Alemanha
Angola
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Canadá
China
União Europeia
Coreia do Sul
Estados Unidos
França
Índia
Indonésia
Itália
Japão
México
Reino Unido
Rússia
Turquia
União Africana

Países convidados confirmados 
Egito
Emirados Árabes
Espanha
Nigéria
Noruega
Portugal
Singapura
Suíça

Compartilhe